Início do cabeçalho do portal da UFERSA

DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO

Esse projeto aborda o problema da programação, gerenciamento e controle de grupos ou clusters de dispositivos computacionais (móveis ou não). Sistemas baseados em um conjunto de dispositivos (computadores tradicionais ou desktops, assim como smartphones, tablets, computadores de pequeno porte e robôs) atuando de forma colaborativa em determinadas aplicações tem sido alvo de muitas pesquisas nos últimos anos. Devido a rápida disseminação de tecnologias em dispositivos móveis e Internet, bem como os benefícios que tais dispositivos agregam à várias aplicações do cotidiano, a tendência é que cada vez mais estejam presentes nas mais variadas atividades dos seres humanos.

Dessa forma, o projeto se propõe a ser um instrumento de pesquisa por mecanismos que promovam o desenvolvimento de aplicações de propósito geral a serem realizadas por grupos ou clusters de dispositivos com as características já mencionadas. Tais mecanismos envolvem tanto a integração dos dispositivos em um sistema distribuído, como também a interação com programadores de aplicações e usuários dessas aplicações.

Com o advento da Internet das Coisas, vários dispositivos computacionais não convencionais são fabricados com a possibilidade de se conectarem a Internet. Tal possibilidade faz com que os pesquisadores desenvolvam projetos na interconexão desses dispositivos para realizarem tarefas conjuntamente.

Portanto, ao entender de que se trata de uma demanda de pesquisa importante, esse projeto tem o objetivo de pesquisar, listar, formular e desenvolver soluções para o gerenciamento de grupos ou clusters de dispositivos, que são reunidos para realizar tarefas em conjunto. Esse gerenciamento compreende a integração de dispositivos ao sistema e a disponibilização de mecanismos de interação tanto para programadores como para usuários finais. A ideia é fazer com que os dispositivos sejam vistos como um sistema único e tenham funções bem definidas.

 

Período de vigência: 21/05/2018 a 16/12/2024
Coordenação: Paulo Henrique Lopes Silva
Contato: phenrique@ufersa.edu.br
3 de agosto de 2021. Visualizações: 378. Última modificação: 03/08/2021 10:24:44